Oficina
Padrões Rítmicos e Mudança Linguística.
Modelagem Matemática e Ferramentas Computacionais.

Organizadores: Roberto Fernández (IEA/USP), Antonio Galves (IME/USP), Charlotte Galves (IEL/UNICAMP)

Local: Auditório do IEA

Data: dia 20 de maio de 1999

A questão principal da oficina é discutir a relação entre prosódia e sintaxe na mudança linguística. Nosso laboratório é a mudança sintática que deu origem ao Português Europeu Moderno a partir do Português Clássico. O quadro teórico da discussão são os diversos modelos de Princípios e Parâmetros que vem sendo desenvolvidos no âmbito da Gramática Gerativa e no quadro da Teoria da Otimalidade. O formalismo da Mecânica Estatística é usado para modelar a ligação entre prosódia e sintaxe. Para obter evidências empíricas a respeito das características da mudança, no Português Europeu, estamos construindo o Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe, com textos escritos por autores portugueses nascidos entre 1550 e 1850. Serão discutidas questões linguísticas e computacionais ligadas à elaboração deste corpus eletrônico.
Trata-se de uma discussão eminentemente pluridisciplinar, envolvendo questões de teoria gramatical, análise acústica e fonética, modelagem matemática e problemas computacionais.

Essa oficina é organizada conjuntamente pelo grupo de Sistemas Complexos do IEA, pelo Projeto Temático "Padrões Rítmicos, Fixação de Parâmetros e Mudança Linguística" (Projeto FAPESP 98/3382-0) e pelo Núcleo de Excelência Fenômenos Críticos em Probabilidade e Processos Estocásticos (PRONEX 41.96.0923.00).

Programa do Encontro


Maiores informações sobre a oficina podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br). Para acessar a página do projeto clique aqui