Misturando as lagrimas com a tinta pella saudade, dando voos a penna pello assumpto, pedindo duraçaõ ao papel pella memoria, escrevo indigna a Vida desta illustrissima serva de Deos, em cuja companhia vivi pouco aproveytada nos seus exemplos, e muyto conhecida nas suas virtudes, differente penna melhor espirito se devia a este emprego e assim neste conhecimento detriminada estive a naõ intentalo; porem quanto me despersuadia o respeito me facilitou o amor, com que me resolvi a que se buscacem as preciosas perolas destas virtudes, na bruta concha de meus escriptos, as ardentes brazas destes exemplos, na tibia neue de meu estilo, a onde a piedosa devoçaõ as encastoarà no ouro de sua Fee, sem reparar no tosco de minhas palauras, despidas de elegancia, e compostas de fialidade; muyto mais estendidas podiaõ ser estas noticias,
Os successos que aqui relato, saõ muytos, os que ouvi de sua mesma boca pella muyta confiança que de mim fazia; outros os que ouvi de huma companheyra sua, Religiosa, a quem se deue dar todo o credito, que depois de morte mas communicou, para que nesta rellaçaõ tivessem lugar; e como as virtudes da serva de Deos entre nòs foraõ praticadas, naõ podiamos deixar de percebelas; indo na relaçaõ sò
Em a Villa da Azambuja illustre por sua Diocesi, nobre por sua antiguidade, fertel por seu vistoso terreno, numerosa por seus vizinhos, opulenta por sua conservaçaõ, vio a Madre Elena a primeyra luz; devendo esta ditosa povoaçaõ mayor gloria a esta circunstancia, que a todas aquellas prerogativas; pois fica a Patria mais illustre nos filhos que a fazem gloriosa, que nas regalias, que a fazem apeticida pouca honra deue à Babilonia a maravilha de seus muros, sem poder contar da grandeza de seus Santos.
Foy seu Pay
Sua May foy
Naõ me dilato nos progressos desta grande ascendencia, por que escrevo adonde saõ conhecidos seus brazões, sabidos seus sollares; e contar os preclaros Avòs desta serva de Deos, fora
Naõ està a virtude dependente da nobreza, por que se examinaõ os seus quilates a outra luz, porem quando se unem as perfeiçoens da alma, à mayoria do sangue, naõ podemos negar a este mixto
Naceo a ultima de tres Irmaãs, e posto que as duas de louvavel vida, e exemplares costumes, podemos dizer que Elena foi na ordem a ultima, e na virtude a primeyra; e assim como Jacob a bençaõ levou a palma, tambem teue hum Irmaõ ao qual cortou a morte o fio da vida, na primavera da idade, passado a caza de seu Pay à primogenita, que cazando na de Miranda, foy ao depois Marqueza de Arronches, athe que em sua bisneta se levantou o Ducado pello cazamento desta senhora, com o Senhor
Naõ sey a que devoçaõ se puzesse à serva de Deos o nome de Elena, mas sey que he nome grande, se a de Grecia foy fatal pera os Gentios na destruiçaõ de Troya, a outra tambem Grega foy gloriosa pera a memoria dos Catholicos no achado da Cruz, cujo successo a fes taõ esclarecida, que ficou o seu nome para a posteridade, nome Regio, nome invicto, nome grande.
Criou-a sua May naõ sò com cuydado natural, mas advertido, por que contava a serva de Deos, que certa pessoa lhe dissera, criasse
Naõ digo que semelhantes avizos se devem estimar como profecias, mas digo que sendo de pessoas acreditadas,
O que Elena passaria com outro estado naõ o sabemos, as virtudes que exercitou Religiosa, veneramos; com
que ou a pessoa, que naõ sey fosse, fallasse inspirada de Deos, ou inspirada da sy, ella naõ errou o futuro ainda que naõ fosse profeta ao prezente.
Passoume em seu lugar o dia de seu nacimento, que foy o da Cruz, que como hauia de ser grande para o Ceo, lhe escolheo Deos hum dia grande para a terra; creyo, que este lhe deu o nome assim na pia, como na Religião.
A poucos annos de sua puericia ficou a menina sem May, faleceo esta senhora mal-lograda nos annos, e aproveytada nas virtudes; que naõ vive pouco quem vive bem; pois se dà poucos passos para o mundo, dà muytos para a eternidade.
Ficou a serva de Deos ao cuydado de sua Irmaã mayor, e todas ao de seu Pay, em cujo poder teve hum grande perigo de agua, do qual foy liure por huma
Creceo nas boas inclinaçoens, que sò assim se crece; e aos doze annos de sua idade sendo trazida a este Convento da Esperança a ver huma Tia sua se deixou voluntariamente ficar elle; como era a ultima de suas Irmaas, naõ a instaraõ a que sahisse, assim a deixaraõ encomendada à Tia, cujo nome era Brites das Chagas, Religiosa de cujas virtudes se podia fazer outro tratado à parte.
Era a menina muy amada das Religiosas, por que na pessoa foy muy bem proporsionada, no rosto alindada, no trato graciosissima.
Tinha algumas travessuras galantissimas, que sem offenderem a quem as sofria, entretinhaõ a quem as olhava; assim chegou aos quinze annos de sua idade em que entrou no
Prevenia o Demonio a guerra que Elena lhe hauia de fazer Religiosa, conjecturando-a ou jà nas virtudes naturaes, ou jà nas exercitadas, espreita nella hum animo, muito capaz de tornar pella honra de Deos nas occaziões; hum valor muy proporcionado para as penitencias; hum genio muy docil para a oraçaõ; humas mãos muy abertas para a charidade;
Esta bem disposta materia para o fogo do amor de Deos, previa o inimigo como Anjo, que foy, e temia como Demonio, que he; anticipou as suas batarias antes que Elena desembaynhasse as suas armas; assim a pouco tempo de Noviça a começou a tentar de hum grande tedio ao estado Religioso.
Dizia ella que o ar do dia lhe parecia escuro, por que lhes descobria o Mosteyro; sabe o Demonio escurecer o Sol, assim como alucinar a sombra quando quer fazer a sua; O coro, Paraizo das Religiosas, lhe parecia purgatorio, e todos os exercicios destas insoportaveis, e como o trabalho era grande, naõ coube nos poucos annos da Noviça o dissimulo; assim começou a ser notada sem se defender arguida; por que naturalmente liza, confessou o disgosto
Hauia no convento huma servente, e posto que humilde no ser, grande na virtude, mulher que mereceo a Deos singulares fauores na oraçaõ, e que predisse algumas cousas futuras verificadas com o tempo.
Esta sempre que se encontrava com a Noviça lhe dizia rizonha: Naõ tendes que desviar disso o pensamento, por que haueis de ser freira.
E tanto a desgostava ouvillo, que adonde quer que via a serva de Deos, fogia por naõ escutala.
Creceo tanto a
Este mesmo desordenado effeyto o obrigou a dizer à Raynha
Tratou seu Pay cazamento para Elena com pessoa de igual nobreza, e antes de chegar ao ajuste falleceo,
Como hauia Deos deixar para outrem, o que queria para sy; arrebatou os obstaculos ciozo, por que lhe naõ arrebatacem o que guardaua amante; mandou à Parca que cortasse dous fios para a segurar huma cadeya, e como senhor das Vidas vibrou em hum ciume duas mortes.
Naõ consta que Elena o sentisse, antes me parece, pello que ao depois nos contava, naõ dezejaua as vodas, ainda que aborrecia o habito.
O tedio ao Convento era por tentaçaõ, e naõ por genio; possivel seria, sem descursar nas nuptias, quizesse deixar os clautros, e isto me he o mais crivel.
Correraõ dous annos de seu noviciado, por que nem ella se rezolvia a ser freira, nem o Pay a deixar de casala, vencido tanto tempo destes desvios.
Estando a Serva de Deos
Percebeo a Noviça ser nosso Padre
Quanto o demonio trabalhou em dous annos desfes Deos em hum instante; quanto o Mundo trassava em vans conveniencias, desfes
Estes saõ os poderes do Ceo, com quem saõ huma sombra os do Inferno, hum atomo os da terra, por que
Tal era esta creatura que se presumio, que primeiro que à Noviça lhe falara o Santo a ella; assim o deu a entender no que lhe disse.
Participou Elena a seu Pay a resoluçaõ de ser freira, aqual lhe ouvio com muyto disgosto; amava muyto a esta filha, e presumio que tendo-a no Mundo a tinha mais sua; naõ advirtio este fidalgo que Christo deixou a Cezar o que era de Cezar, e que muytas vezes os homens naõ deixaõ aos Pays o que he dos Pays.
Vendo a Noviça que este naõ queria contribuir para os gastos da profissaõ por escuzala; mandou chamar a
Vindo
Naõ carece de mysterio
Esta Cidra naõ foy a do Amor, mas jà o Amor andou por esta Cidra; naõ deixando que sua Espoza tiuesse na voda o dissabor de lhe faltar este prato; e se nas de Canà acudio com o vinho, nestas adonde era o Espozado como naõ acudiria com o doce, resolvendo-se a profissaõ subpita, e os fervores da noviça naõ davaõ lugar a diffirilla athe estar pronto o habito, manto, e veo e todo o mais adorno Religioso pedio de emprestimo tudo, o que no dia lhe foy galla, aparecendo assim mais propria filha
Ao professar sentio hum jubilo interior, que a encheo de alegria, naõ sò adquirido na consideraçaõ do que alcançaua mas recebido da maõ de quem lho influhia por primeyra joya de seus desposorios.
Entrada Elena na alta dignidade de Esposa de Deos,
Estimou o seu estado previnindo finezas para agradecelo, ao depois de acertar os meyos para conseguilo.
Toda se entregou pella vontade a quem se tinha entregue pellos votos; naõ deixou cousa alguma que ao depois de darse, o coraçaõ naõ a reserva; Oh espelho, christal adonde tantas Narcizas se perdem, e nem
Entregouse à oraçaõ a onde Deos em principiante a tratou como exercitada; comessou logo
Deu logo obediencia a seu confessor, que a este tempo era o da caza, varaõ, ainda que imprudente no seu gouerno, por virtudes que se lhe observaraõ, digno de memoria; qual foy, a de que impondolhe seus inimigos (que naõ ha habito que se liure de oppostos) impondolhe ser Christaõ nouo de naçaõ, tirando a limpo a limpeza de seu sangue, com todos aquelles verosimaeis, que naõ deixaõ duvida, guardou os papeis sem manifestalos a pessoa alguma, athe que por sua morte foraõ achados.
Cazo raro de mortificaçaõ!
Pois cortando pello idolo dos humanos, que he a estimaçaõ do sangue, escondeu a deffença por se deixar
com a calunia.
Este Padre como discreto, que era, alcançou os fundos que jà descubria aquelle espirito, e que de taes principios se podiaõ esperar grandes progressos.
Quiz examinar os quilates deste ouro à luz da obediencia, laurar este diamante ao buril da mortificaçaõ para o qual desembaynhou as armas de seu genio, que era aspero, e na direcçaõ desta serva de Deos foy nimio, como provou do pouco que conto, no muyto em que a exercitaria.
Por muytas vezes a mandou à orta a que imitasse o jumento, fazendo andar a nora; obedecia a santa Religiosa, suprindo as forças que lhe faltavaõ, obediencia que exercitaua desprezando o perigo da Vida na obediencia, nem o confessor o previnia, ou por que o naõ temia, ou por que o não consideraua, assim laura Deos a huns cegando a outros.
Chegou a serva de Deos certo dia à portaria a fallar a hum parente em grao muyto chegado, para o qual
Em outra occaziaõ mandandolhe o dito confessor o habito para que lho concertasse, ou fosse à petiçaõ de sua charidade, ou a lhaneza do dito Religioso, concertado o habito lhe deitou seu prefume, e suas flores, e assim lho enviou, asseyo muyto proprio de freira, adonde a mais mortificada naõ sabe fugir a estes primores; caros lhe custaraõ a Elena, pois sendo logo chamada ao Juizo do confissionario, ali depois de ser regurosamente reprehendida pellas dilicias que o seu asseo introduzio
Jà se vè quam dilatada seria a desciplina, hauendo sido taõ meuda a conta; obedeceo com a prontidaõ de sempre, deixando hum exemplo de seu rendimento, e o confessor outro da sua austeridade, e
Tanto assim que huma noite em que elle se achaua na Igreja orando, e a serva de Deos com humas companheyras em o coro, aonde ficava muytas noites, parecendolhe estaua a Igreja sò, fallou humas palauras mais alto com a que lhe assistia.
O confessor, que nunca a perdia de vista para mortificalla, Disse com
Naõ sey se a penitenciou, mas deixa-se entender lhe naõ perdoaria nesta occaziaõ, quem a mortificava em todas.
Ao mesmo tempo a Abadeça que ao prezente era inspirada por Deos, como ella dizia, que para isso lhe faziaõ
O confessor como a conhecia, bem entendia naõ ter ali lugar o entendimento, se naõ a mortificaçaõ; porem as Religiosas que se achauaõ prezentes, sahiaõ a dizer: estamos admiradas das muytas parvoisses que Elena da Cruz se deixou dizer
Tambem
Assim hia Deos laurando esta pedra de sua Igreja que queria
Cousas ha mayores, que a Penitencia; mas sem esta naõ se pode chegar a cousas mayores; Naõ se doma o espirito, sem se mortificar o corpo; nem se vencem os brios da vontade, e as forças da tentaçaõ sem os golpes da disciplina; o Reyno de Deos padesse força, naõ se daõ as suas dilicias, sem ser à custa das nossas violencias.
Aos antigos Filosofos sem serem santos, por que foraõ Gentios, tomaraõ por tymbre a mortificação porque erão sabios; parecialhes, que homem que naõ refreya os apetites com as asperezas, he racional que caminha para bruto.
A nossa Elena, que em poucos dias de Religiosa correo muytos segres de espiritual; assim que professou tomou logo as armas da penitencia para fazer guerra ao inimigo da virtude; lembrouse que toda a vida do homem era milicia, e que quem està em campo naõ deue estar em ocio.
Começou pello descanço da noite, para que os rigores do leyto lhe vencessem os sossegos do sono, conhecendo que este ladraõ da Vida, entrando para conservala, fica para diminuilla, pois nem se vive o que se dorme, nem se logra o que se naõ sente.
Os dous mayores inimigos da oraçaõ, saõ o sono, e o pensamento, este prendialho Deos, e era politica santa achala desvelada quem a queria suspendida; para vencer pois este roubador do tempo, que furta o que se vive, para o que se naõ logra,
As disciplinas eraõ quotidianas e rigorosas, jà de ferro, jà de rozetas, jà de ortigas por tempo dilatado, que lhe moderou o Padre Francisco da Cruz quando entrou à sua direcçaõ, temendo que a demazia lhe arriscasse a vida.
Fes hum vistido interior de cilicio do qual uzaua toda a menhaõ
As duas da noite entraua em os seus exercicios comessado pella disciplina, dahi passava a porse meya hora em
Seguia a serva de Deos o caminho de quem amaua, e achaua as suas pizadas no punçante dos espinhos, e naõ no suave das rozas.
Jà neste tempo dormia separada das freiras, se bem debaixo da mesma chaue que serra os dormitorios, por naõ serem persentidos os seus rigores fes huma capella adonde assistia de dia, e se recolhia de noite.
Aqui foy sua cama o chaõ, sua cabeceyra huma pedra; nesta almofada preseverou por annos, athe que hum de seus confessores lha prohibio; obedeceo e trocando a dureza da pedra pello incommodo do corpo tomava o
O apetite aos manjares taõ proprio ao homem, que ao primeyro fes quebrantar hum preceyto sò por comer
Misturaua os comeres huns com outros por que o mysto lhe tirasse o sabor; absteue-se de toda a fruita, e sò em dia de nossa Madre Santa Clara comia
Nos dias de seus retiros, que fazia tantas vezes em o anno com os exercicios da companhia apertaua mais o jejum, gostando so cruas.
Em
Dos regallados finalmente tanto se apurou nesta materia, que lhe deu huma abominaçaõ de estomago, para cujo remedio a mandaraõ os Medicos âs Caldas; chegou àvilla taõ postrada, que logo estes a desconfiaraõ, sem lhe acharem pulços pera o remedio, porem como a serva de Deos tinha a sua fee em muy altas esperanças entrou sem preparaçaõ em os banhos, e à Vespora do Nosso Padre
Sabia o Santo o como esta filha hauia de ser huma das columnas do seu Imperio, e queria conservala por que a hauia mister (que tambem Deos necessita das creaturas) para credito da sua Igreja, a quem cada Justo acrecenta de palmas quantas tem de vencimentos.
Jà cobrada em sua primeira saude ao querer recolherse em seu convento, puzeraõ remora a seus alvorossos as Religiosas de Santa Clara, que como o cheyro de suas virtudes, tinha chegado a toda
Rayvoso o Demonio das Santas conferencias, que entre estas duas Esposas de Deos passavaõ os dias, em que jà sua amizade tinha corrido a cortina de sua fee, se vingou em huma, naõ teria licença pera ser em ambas;
uzou tanto de seus diabolicos rigores com a Madre Margarida, que em
Acodio a Madre Elena, e o Demonio que a temia, quando naõ tinha licenca de Deos pera mal tratala, deixou a padecente à vista da poderosa; chegou a Luz, desapareseo a sombra.
Quem as intentou espantar companheyras procurou desunilas; ao depois de separadas, fazendo chegasse em nome da Madre Elena,
A Religiosa que se prezumio taõ mal agradecida de quem tanto amava, estranhou a nouidade, sem cahir na treta, receou como Santa fossem por defeytos seus estes desvios alheos, que os virtuosos julgaõ contra sy primeyro, que contra os bons.
Communicando a magoa que sentia à que julgaua fora cauza della, achando-se Elena innocente e o
Demonio culpado, que como he o
Restituiosse a Madre Elena ao seu Convento, liure do achaque que a tirou delle, ainda que os resquicios deste lhe deraõ que sofrer toda a vida na queixa do estomago, mas naõ que tornasse a trocar o que comia; Assim continuou os rigores de sua abstinencia, que he o melhor prato dos mortificados, dos quaes fallou Christo quando disse, que naõ sò no pam vivio o homem. Persuadiraõ-na os Medicos a que repitisse no anno seguinte a cura dos banhos, para que na continuaçaõ do remedio segurasse a posse da melhoria; porem a serva de Deos, mais amante do seu convento, que da sua saude, desprezou o concelho, por fugir à sahida, entendendo que as flores fora dos seus claustros nunca parecem taõ fermosas ainda que fiquem taõ puras.
Pagou Deos (que sempre Deos paga) esta attençaõ Religiosa, naõ lhe repitio a queixa, de sorte que lhe deixasse entre a izençaõ do remedio, o escrupulo da vida.
Seguio seus jejuns constante, achando na communicaçaõ com Deos ditoza, aquelle prato de dilicias, adonde na terra se comessa a gostar da meza do ceo.
Naõ cabia o espirito de Elena nas moderaçoens urbanas, vinhalhe curta; sò a mortificaçaõ Monastica sem os rigores premitivos.
Olhaua a fermosura da regra mais bem parecida nas primeiras tintas, que nas segundas, donde a prudencia se naõ deixou à piedade como borraõ, a deixou como sombra, em que se via aquella luz mitigada, se naõ extinguida.
Levantouse pois a serva de Deos como mulher forte, a buscar mais exercicio a seus trabalhos; resolveo guardar entre os rigores dispensados, os primitivos; passando dos comeres de carne ao jejum continuo; da estamenha, ao burel; da toalha crespa, à liza; da roupa de linho, à de laã; do calçado, às alparcas; e como estaua jà despida do homem velho, pello espirito, naõ foy muyto se dispisse delle pello habito; cortou a galla ao gosto do seu Amante, pizando o mundo, trataua de parecer bem sò ao ceo; e assim veyo a parecer bem ao Ceo, e ao mundo; pois nunca
Com aprovaçaõ pois do seu Director, entrou à execuçaõ desta mudança sem dar noticia aos Prelados, por que como passaua à mayor perfeyçaõ da sua regra, nem lhe pareceo depender de permissaõ, nem achar obstaculo; sahio pois vestida de burel, e quanto a concha mais grosseira, se mostrou a perola mais fina; naõ o olharaõ assim as Religiosas, excepto algumas, que jà venerauaõ as suas acçoens como de superior impulso; as outras, naõ por desestimar a pessoa, mas
A Prellada, ou por velas deste parecer, ou por estar do mesmo, se fes da sua parte; escreueo ao Provincial com a noticia, para que viesse dar em castigos, o que devia em louvores; acudio pronto, e fazendo vir à sua prezença a serva de Deos, a reprehendeo asperissimamente, e mandandolhe que logo despisse o habito, a penitenciou com a prizaõ da sua cella; com que padeceo por passar da estamenha ao burel, o que pudera se passasse da laã à seda, nem assim me atreuo a culpar a alteraçaõ das freiras, nem a resoluçaõ dos Prellados; por que naquelle tempo as singularidades nos nossos claustros, soavaõ como liures, ainda que se vicem como prefeytas; de mais que Deos permite muytas vezes as sem rezoens para duplicar os merecimentos.
Recolhida a cella por
He o burel o tussu da galla Franciscana, e por isso custou tanto à serva de Deos esta galla.
Mandoulho o Prellado hum habito de estamenha da terra a mais tosca que podia acharse, para enganar com o grosseiro deste fio os dezejos
Com este andou a verdadeira obediente, the que dando tempo a se dirigir a nouidade, tornou humilde a solicitar a posse do excluido burel, que veyo a alcançar com melhor acordo dos Prelados, ainda que com pouco gosto das Religiosas.
Vencidas pois tantas dificuldades com a preseuerança, que he a que sabe mudar os tempos; estando a serva de Deos em sua oraçaõ de madrugada, vio junto a sy duas mulheres muyto fermosas, as quaes disseraõ vinhaõ pedirlhe o merecimento
Jà se entende destas ditozas almas, teriaõ pago no Purgatorio parte das suas culpas, e para satisfaçaõ de algumas de que ainda estariaõ devedoras à Divina Justiça pediaõ os merecimentos
Quando repitia esta apariçaõ a algumas confidentes suas, dizia serem os olhos das duas mulheres taõ fermosos, que reprezentauaõ quatro estrellas das mais luminozas; estavaõ estas almas taõ vezinhas a ver a Deos, que jà do ceo se lhe communicauaõ as luzes.
Tambem referia, que lhe disseraõ hauerem sido cazadas, que a Bemaventurança fora feyta para todos os estados; concedeolhes o que lhes pediaõ, trespassandolhe o seu merecimento, que quem foy taõ politica em conceder favores para a terra, mas os podia negar para o ceo.
O certo he rogaria às ditozas aparecidas lhe pagassem diante de Deos com a intercessaõ, o que lhe diuiaõ com o despacho, e que estes claros espiritos seriaõ agradecidos, por que no ceo naõ ha ingratos.
He a obediencia filha da humildade, e taõ nobre por esta parte, que
Esta virtude taõ fermoza, que por ella deixou Abrahaõ a patria, e sacrificou o filho; esta pois
perfeyçaõ sobre todas amou a Madre Elena como quem conhecia o seu valor.
Era obedientissima aos Prelados, muy rendida aos seus Diretores, e naõ contente de sugeitarse a donde a levava a obrigaçaõ; passou athe donde a chamaua a fineza, que esta para ser o que he, ha de passar do que deue.
Entre as criadas da communidade, a servia
Estando em oraçaõ, que he adonde tinha estas appariçoes, chegou a ella huma menina, como de sette annos, muy bem nutrida e aciada, mas moreninha de cor; perguntoulhe a Veneravel Madre, como se chamaua; respondeulhe, que Elena, tornoulhe a perguntar donde era; respondeo, sou da caza de meu Senhor?
Vio mais, que chegando a criada de quem fallamos, à menina, lhe daua de bofetadas, com grande pena da serva de Deos, que ou na mesma oraçaõ se lhe deu a entender, ou o seu Director lho advirtio, ser aquella menina a sua alma, bem criada pellos exercicios da sua vida, e morena pellas imperfeyçoens de que ainda naõ estaua purificada.
Ou no mesmo, ou a poucos dias desta appariçaõ a vizitaraõ pessoas de respeito, em cuja hospedagem lhe deu a criada huma tam grande mortificaçaõ, ou ja fazendo com que ella faltasse ao primor ou jà à charidade, que da mortificação, e sentimento que nisto padeceo, entendeo serem estas as bofetadas que a imperiosa mulher deu na mysteriosa menina; nenhuma cousa se sente tanto como o que he contra o genio; o desta Santa Religiosa foy muy molitico, sem ceremonias de Beata, exercitava primores de Senhora, que o sangue ainda quando se derrama nas disciplinas se deixa conhecer nas acçoens; nem està a virtude em tratar com absteridades a quem me busca com devoçaõ, que nem a urbanidade he nota, nem o agazalho defeito, antes em huma e outra cousa se introduz a charidade com a politica.
Em outra occaziaõ estando a serva de Deos em conversaçaõ santa com
Voltou a Serua de Deos para a grade entristecida, vendo tornava sem ter que offerecer ao menino, que alem de pedir como pobre, obrigava como bello.
Naõ faça reparo, o naõ procurar outra esmola que darlhe por que ou nesta occaziaõ a naõ teria, ou se a tiuesse, quem lhe negou huma couza, lhe negaria a outra, por que tudo estaua à sua disposiçaõ.
Assim que entrou na grade achou o menino com a padinha na maõ, que conheceo ser a sua; o mesmo reparo fes a pessoa com quem fallaua, affirmando naõ entrar ali outra, que pudesse trazella, nem do menino souberaõ por que logo se foy.
Despedido o servo de Deos com quem fallaua, encontrou a Madre Elena a criada muyto enfadada, arguindo-a, e perguntandolhe como lhe abrira o almario para tirarlhe a pada, por que a naõ achara nelle, tendo-a deixado nelle, e as chaues na sua algibeira.
Seguroulhe a Religiosa o estar innocente no roubo, fazendo muyta reflexaõ no sucesso.
Entrar hum menino na grade he muyto casual, ser de grande fermosura cabe na natureza,
Tambem em outra occaziaõ, ou jà com mysterio, ou jà como acazo, que estes tambem
Parecendo a huma criada, mulher de espirito, hora de hir chamar a Veneravel Madre à sua capella, a donde se recolhia, para que em sua companhia fosse para o coro, entendendo lhe teria ella encomendado esta deligencia, por ser sua familiar, entraraõ em huma Tribuna da Enfermaria que cahe para a Igreja, e ali se deixaraõ ficar, quando o relogio deu a meya noite, entendeo a criada perdera as horas, ouvindo-as taõ anticipadas, as que cuydou eraõ.
estaua a noite muy chuvosa e fria, no qual reparando a Madre Elena; disse: às doze dadas, noite desabrida, frio grande; isto faz lembrar o Portal com o menino.
Assim que o disse ouvio chorar huma criança com muyto sentimento, e tanta porfia, que durou o pranto athe as duas da madrugada.
Desfaziaõ-se os coraçoens das deuotas oradoras em ternura, culpando a crueldade da May que em tal noite expuzera o filho àquelle rigor; e lembrando-se do que em semelhante geada padecera outro melhor menino, e nesta consideraçaõ inflamou
Eu naõ escreuo o successo como sobrenatural, assim por que as janellas que fazem frotaria à Tribuna cahem para o adro, e caber no possivel houvesse descuydo contra aquella ignocencia, o que os silencios da noite trouxessem do retiro das cazas athe a Tribuna as vozes do pranto; mas em tudo isto se atravessaõ grandes dificuldades; por que ainda que as janellas da Igreja avezinhaõ à rua, lhe fica distante penetrar o pranto de huma criança janelas e portas fechadas, a taõ longe retiro.
Tambem se faz duvidozo, ficar o Menino na rua, e em tal noite, sem que a May o achasse menos, era ser tonta; deixalo às inclemencias era ser fera, e ainda estas, se naõ abrigaõ nas suas covas sem os seus cachorrinhos.
Com que fica entre o natural, e o mysterioso o entendimento para descursar, e naõ a penna para resolver, ou julgue a piedade, ou a defina a rezaõ.
Sempre o pranto do menino, respondeo, respondeo prompta a consideraçaõ da devota Madre, quando na reprezentaçaõ da noyte, e da hora, se lembrou dos rigores do tempo no Presepio, e do pranto do menino sobre as palhas; e ou jà como cazual, ou jà como prodigio, quis Deos acenderlhe o coraçaõ
Os fauores com que Deos honra a os que ama, tem tanto de maravilhosos, como de diversos; a huns permite
Confesso, que sendo a minha vida hum composto de desagrados de Deos, me ficou tanto na memoria aquella advertencia para o respeyto com que sempre tratey a dita cella; achando-se a verdadeira Esposa de Christo na memoria de todos os seus mysterios, como Amante sua, sendo nos da paixaõ a symbolisada Pomba, que se recolhia nas cavernas das suas chagas, taõ lastimada nellas, que lendo-se nas Quaresmas, em o coro, os rigores com que trataraõ a seu amado, sahia para fora, por naõ dar nota com o excesso, a que a levava seu sentimento.
Devotissima do mysterio do Nacimento se prevenia, para elle em o Advento com os mais penosos exercicios, mais austera nos jejuns, mais rigorosa nas penitencias, mais frequente na oraçaõ, mas sem voz no silencio, fazendo neste tempo os seus retiros, e ali a leuava seu Esposo; a outra mais doce solidaõ aonde lhe fallaua ao ouvido, sem ruido de vozes, nem estrondo de palauras.
Chegaua à noite de Natal taõ enternecida como quem em as prevençoens hauia empenhado todo o cabedal do coraçaõ para aquelle fogo.
Em huma destas noites, sou testemunha, que
Semelhantes a este excesso teue, nos que, como eraõ filhos do amor Diuino, naõ cabendo em a esphera humana, per rompiaõ em vozes, lagrimas, e suspiros.
Por muytas vezes vio em esta clara noite os Anjos da gloria animados, e vistidos de luzes.
Em huma em que Deos a quiz sublimar a mayor gloria, vio ao Menino que estava em a manjedoura, em carne, e desta forma sahio della, e se lhe poz em o regasso.
Qual ficaria com este favor, sò o dirà quem o chega a experimentar.
A noticia fique para todos, os sentimentos fiquem sò para ella, a quem o Menino, entre os seus braços disse: Queresme muyto?
A reposta foy qual a pedia o amor, e qual a merecia a pergunta.
E se nesta a deixou Christo semelhante a Pedro, nella se deixa ver, o quanto para com elle valia esta Espoza.
Quem duvida a teria por columna segura de sua caza; se ao Apostolo por pedra fundamental de sua Igreja.
Tambem aqui lhe disse o Menino, tinha para darlhe huma coroa.
Jà na gloria terà o cumprimento desta promeça, que as De Deos saõ infaliueis.
Do tempo que durou este fauor me naõ consta, nem dos effeitos que deixou em sua alma, mas bem se entende seriaõ taõ grandes, e agradecidos, como Amantes.
Fazendo certa Religiosa
Esta posta em o seu nicho, repararaõ com grande attençaõ, a com que a Madre Elena a olhava.
Passada a funçaõ, se chegou à Religiosa, que era das de sua confidencia, e lhe disse: sabey que vi ao vosso santo, animado, e passando os olhos pelas freiras?
E esta foy a causa, por que com tanta attençaõ o olhey, estimayo muito?
Poucos dias depois disse à Religiosa; como entendia ter o demonio grande rayva de que aly se fizesse aquella capella; por que todas as menhaas quando decia para o coro, sentia na porta da dita Ermida, grandes estrondos.
Quem duvida ser a gloria dos santos, a ira do Diabo, e conjecturando este os louvores, as Nouenas, a veneraçaõ com que aqui se celebra o glorioso santo Aleyxo, sentiria este nouo culto, que em sua honra se levantou, adonde em poucos palmos de chaõ se glorifica o melhor varaõ que teue Italia, o mayor triumpho que teue Roma, hum dos mayores santos que teue o ceo.
Assistindo a serva de Deos à morte da Madre Ignes Maria, e tendo a moribunda à cabeceyra huma Imagem de
Foy a Madre Ignes Maria filha do Marquez de Marialva
Entrou de muyto poucos annos neste convento da Esperança, e nelle fes posse da ventura, que sò se segura, adonde se naõ arrisca.
Do mundo naõ teue mais conhecimento, que aquella vista simples, com que o olha a innocencia antes que o possa empoar a malicia.
Naõ a merecia este, por que jà a natureza lhe deu prendas à espirantes a mayor emprego.
Era alindada no rostro, viva nas acçoens, discreta no talento, graciosa na pratica, e com huns agrados mais esquivos que carinhosos se fazia senhora das vontades de quem a communicaua.
Logo descubrio as virtudes naturaes, com que Deos a tinha enriquicido; e como saõ estas o mayor cabedal para as adquiridas, soube com humas grangear as outras; por que quando lhe pedissem conta dos tallentos, a achassem fiel nas grangearias.
De flor innocente passou a roza mortificada, ja nos espinhos da penitencia, jà nos rigores das enfermidades,
E por que a vontade propria se naõ fizesse senhora das acçoens de Deos, hia sempre sugeita aos seus Directores, que foraõ Religiosos de muyto espirito.
Na pobreza, thezouro dos santos, foy taõ prefeita que cousa alguma que fosse do seu trato preciza, fechaua
Na modestia foy rara, e desde os primeyros annos muy reparada do seu confessor a limpeza da sua consciencia, achando-a na confissaõ com purezas de menina, e reparos de grande.
Tendo jà annos de freira no tempo em que a Raynha
Ellas passados alguns mezes se tornaraõ a restituir ao seu Mosteyro, que naõ era bem perdesse concha taõ illustre perolas taõ finas; dando esta inconstancia grande sentimento às Francezas, e mayor à Raynha.
Conservaraõ porem os habitos de Burel, que naõ tornaraõ a despir, pagando na tornada em alegrias, quanto à sahida deveraõ a este convento em lagrimas.
Nelle
Deste soberano sentimento teue revelaçaõ a Madre Elena, fauorecendo Deos nelle a duas, a
Foy a illustrada Religiosa buscar a ferida Ignes, que em poucas horas de tempo hauia corrido muytas horas de amor, por que deste, o relogio corre pellos affectos, e naõ pellos minutos; e por isso Christo disse à Madalena, que amaua muyto, logo que amou.
Referio a Madre Elena a Ignes, o que por ella mesma hauia passado; naõ pode negarlho, nem era justo fizesse a creatura segredo, do que Deos hauia feyto reuelaçaõ.
Communicouse com o veneravel Padre
Teue este illustrado varaõ revelaçaõ do pouco que restaua de vida a esta serva de Deos, e tratou de purificar aquelle ouro no crisol da mortificaçaõ, para que liure de todos os reçabios da terra voasse mais ligeira aos logros do ceo.
Disselhe o pouco tempo que o hauia de communicar; e ella que ainda que taõ deligente na sua salvaçaõ, estaua muy descuidada da sua morte, o tomou pella do Padre, e assim o veyo dizer à Madre Elena muy pezarosa de parecerlhe viveria este pouco.
A mortificaçaõ desta serva de Deos os oito mezes que lhe restaraõ de vida, foy rara; as palauras medidas pella importancia; a vista, sem entenderse mais que ao precizo; a communicaçaõ com Deos; o retiro de toda a creatura, excepto
Deos lhe acodia pella Madre Elena, pois nas occazioens em que a obediente Ignes se achava sem animo do seu temor lhe dava a Veneravel Madre no coraçaõ hir
Aos excessos de suas mortificaçoes e aos de suas penitencias, que naõ ha duvida corresponderiaõ huns aos outros, se vio a Madre Elena afrontada de hum callor, que lhe sobio ao rostro em forma que lhe pareceo necessitaua de sangria, remedio com que outras vezes hauia vencido o mesmo achaque; nesta occaziaõ lhe pareceo intolleravel sojeitar às prizoens da atadura a liberdade que queria para o espirito.
Tinha-a criado
Espreitava a Tia as penitencias da Sobrinha naõ por que a naõ dezejasse santa, mas por que a via enferma, e neste tempo em que tambem della se hauia retirado, a trazia mais cuydadosa, presumindo que a os extremos das suas mortificações seguissem os dos seus rigores; Tudo entendia a Sobrinha, e vendo que manifestando-se enferma, se sogeitaua aos seus regalos, à sua commonicaçaõ, e a de toda a communidade, que a buscaria; e que com o pretexto de convalecente a naõ tornaria taõ sedo ao seu retiro, engenhou
Naõ ha duvida em que a tençaõ desta Religiosa foy santa, como tambem a naõ ha em que a sua obra fosse imprudente; mas os fervores dos espirituaes medem as acçoens pella fineza, e naõ pellas forças assim esta teue taõ pouco de considerada, como de perigosa; he de crer o naõ saberia o seu Director; e he de admirar que quando entre duas pessoas fica ainda o segredo arriscado, aqui entre muytas ficou seguro, pois o naõ reuelaraõ, nem vendo a doente mais enferma, ou para lhe repararem o damno, ou para lhe segurarem o remedio; tudo disposiçoes de Deos nas simplezas das creaturas.
Vendo-se Ignes grauemente apertada de sua enfermidade, consultou os Medicos, sem que lhe ficassem
Faleceo em dia de Nossa Senhora da Conceyçaõ aos trinta e tres annos de sua idade, e exercitou muytos segres de virtudes.
Ficou seu rostro naõ sò sem as fealdades da morte, mas com as aparencias da vida; o esquife a mostraua morta, o semblante a dizia dormida; o lugar era de defunta, a beleza de animada, vendo-se na boca hum sò risco, como testemunho
Se teue reuelaçaõ de sua felicidade, naõ se sabe, mas pellos effeytos se deixa presumir.
Naõ ha duvida ser causa superior a que lhe fes trocar as lagrimas da magoa, nos jubilos da alegria; ainda insepulta mandou o Marquez seu Irmaõ retratala, e naõ se achando pano aparelhado para a preça que
Esta he a memoria que aqui posso deixar desta illustre Religiosa, cuja saudade ainda vive nas que a conhecemos, e cujas virtudes praticaõ as que a naõ conversaraõ, para que naõ sepulte o esquecimento a que deue encomendarse à posteridade.
A quem Deos destina para amar, tambem destina para padecer, por que amor creado sò com as dossuras de amor menino, naõ amor forte, e será desmentir a Salamaõ dar nome a este amor, naõ à fineza sem Custo, nem à morte sem fineza, com que he forçozo viver penando, o que viue querendo.
A Madre Elena, cuja amor chegou aos auges mais sobidos, passou pellos trances mais penados; nas contradiçoens das creaturas; nas vexaçoens dos Demonios; nos trabalhos interiores, e me confessou,
Foy chamado para o cruento benificio aquelle insigne cirurgiaõ Francisco Guilherme, cuja fama ainda viue na memoria das suas curas, milagre
Entrou confessado, comungado a fazer o seu officio, que como sabia o perigo do transe, fiou mais de Deos, que de suas mãos o successo, e previnio-se de quem o podia ajudar.
Era este o tempo em que a Madre Brisida de gloriosa memoria, estaua em hum Hospicio do patheo da Esperança,
quando do Convento se passou às cazas do comprador do Mosteyro; e as Religiosas tollerando mal a sua saudade, abriraõ hum postigo em
Afirmava depois a Madre Elena, que olhando para a parte adonde ella lhe apontaua, via
E a padecente taõ elevada nos sentidos em virtude da luz que via, que não sò lhe foy a dor moderada, mas teue animo e valor, para hir
por seu pè
Passando o tempo de sua cura, ficou convalecida de seu danno, agradecendo à maõ mais poderosa os favores com que nas mais a assistira.
Na Madre Brisida operando a oraçaõ; no Padre Antonio, o patrocinio; no Guilherme, os dedos, que em tal cura tambem foraõ milagres.
Guardaua Deos esta vida para manifestaçaõ de sua gloria, e empenhou em sua conservaçaõ os meyos Divinos, aonde pareceo prodigio a Arte humana.
Muyto poderosa he a oraçaõ dos justos quando Deos dà licença aos seus fieis a que do Purgatorio se venhaõ valer delles; ou jà pellos Anjos da sua guarda, como assentaõ os mais, ou jà por sy mesmos, como cuydaõ alguns; Valia a Madre Elena com Deos pellas lealdades de espoza, e pellos primores amante, e sendo por taes titulos querida, naõ podia a sua intercessaõ ser desprezada.
E o mesmo senhor que queria fauorecela com o despacho, lhe daua os meyos para a supplica.
Contar as apariçoens que teue esta serva de Deos, de almas santas, seria fazer hum volume mayor que o pede a minha capacidade, se naõ o meu dezejo.
Apontarey
Hum dos primeiros aparecimentos que teue, foy o do Padre
Pouco depois da sua morte o vio, elle disse as graves penas que padecia, para aliuio das quaes imploraua as suas oraçoens, que a Serva de Deos lhe prometeo compadecida, e fazendo
Ha de se advirtir, que ainda que a pergunta fosse desnecessaria, com tudo aquillo que se alcança a saber da outra vida, sempre aproveyta aos que vivem nesta.
Mas
Falleceo
E perguntando a Madre Elena à defunta pellas penas do Purgatorio, lhe respondeo; vem-se sem olhos; ouvese sem ouvidos, sentem-se sem corpo; o mais naõ se pode explicar.
Notavel informaçaõ deu este Espirito em poucas palavras.
Penas da outra vida, saõ dores da alma, e estas naõ se sabem dizer, e sò se apontaõ pello que nesta se naõ chega a passar com aquelles termos, que naõ saõ da nossa experiencia, e explicou os seus sentimentos para que se inferisse, que as penas do Purgatorio naõ tinhaõ
A esta Religiosa hauia previsto a Madre Elena a sua morte pouco tempo antes de succedida; chamou-a, e ainda que com algum embuço entre longes e pertos lhe tocou no que lhe fora reuelado, e fazendolhe alguas advertencias importantes ao intento, lhe segurou a dissipula como a naõ acuzaua a conciencia de culpa graue contra Deos.
Bem se verificou no que lhe disse depois de morta, pois aquella cinceridade de que fallou, explicaua a pureza de suas tençoens.
Acabou subitamente deixando as Religiosas summamente magoadas a sua falta; pois perderão nella
Foy flor ditoza, a quem soberana maõ cortou na menhaã, sem chegar aos perigos da tarde, deixando em pouco de vida, muyto de exemplo.
Ha subgeytos que logo em pizando a terra enamoraõ ao Ceo, e as arrebata o Paraizo celleste, como ciozo do terreno verde.
Poucos dias de sua profissaõ, contou esta menina, como entrando em
Ella contou-o com singeleza, e sem desvanecimento, nem menos com cuydado, no que poderia ser, que o successo mostrou a chamaua o Menino para o ceo, dizendolhe com esta acçaõ se fosse para elle.
Esta pois ao que se crè, felicissima alma na mesma noite do dia em que faleceo se mostrou à Madre Elena, aos pès da sua cama em companhia de outras Religiosas, que naõ conheceo, ou por que Deos o naõ permitio, ou por que ja fossem
Naõ succederia assim à nossa Madre Maria Madalena, a quem perguntando a Madre Elena o como se achara na outra vida, respondeo com grande satisfaçaõ: muyto bem, muyto bem; dobrando a palaura para explicar melhor a felicidade.
Estaua nesta occaziaõ a Madre Elena com hum grande de fluxo, e a toce a naõ deixaua socegar hauia muytas noytes; e pedindo a aparecida rogasse a Deos a aliviasse
A Madre Elena melhorou logo da sua toce em virtude
Precedeo à morte desta Religiosa hum sinal, qual foy o de ouvir a serva de Deos no dia de sua profissaõ hum pranto muy sentido na cella de
Por que se note o como as almas naõ querem perder suffragio, contarey o como sendo estilo deste convento o dizerse por conta da communidade hum trintario de missas por cada Religiosa que morre, e cada Freyra em particular duas.
Fallecendo
Era esta que nomeou,
A Madre Elena que sabia o seu pouco animo para semelhantes vizitas, respondeo à defunta: Naõ, naõ và a fulana, que naõ he para isso, eu lho direy.
Assim o fes, e a Religiosa mandou logo dizer as missas, ficando advertida para naõ faltar a
Tambem vio a Veneravel Madre a sua Tia a Madre Brites das Chagas depois de morta; e perguntandolhe pello estado de sua alma; respondeo: Ainda tiue algum fogo em os pés.
Sinal de serem leues as suas culpas, pois com taõ pouco incendio as purificou.
Desta grande Religiosa, disse hum Padre que a confessou geralmente, tendo ella jà muytos annos de idade, hauer em toda a sua confissaõ, sò
Ditoza Religiosa, que seguio seu caminho com passos taõ direitos, que a hum sò erro que teue, a desculpou a cinceridade com que o commetera.
Falleceo
Desapareceo a defunta, porem no dormitorio se ouviraõ as noites seguintes as bordoadas do seu bordaõ, athe que em
Logo ao outro dia fes a Religiosa o avizo à Madre Elena, e ella a sua Sobrinha a Marqueza de Tavora para que o soubesse seu marido, o qual satisfes a divida, naõ
Com esta mesma hauia tido a Madre Elena
Esteue em
Em outro tempo, ja nos ultimos de sua vida, em que os seus achaques a obrigavaõ a dormir em cama, vio em
Haueria quatro annos que era morta, quando isto succedeo.
Inclinouse a cuydar seria a mesma, cuja fortuna lhe deyxou mais saudades do ceo, e fastios da terra.
Em outra occaziaõ vio em estes seus misteriosos sonhos a
Finalmente de quantas Religiosas falleceraõ em seu tempo, foraõ as menos as que faltaraõ ou a illustrala de sua felicidade, ou a valerse de suas rogativas, que parece hauiaõ liurado em suas oraçoens, o refugio de suas penas, sendo esta intercessaõ
A charidosa Elena, mais amante
Nem o sol fora symbolo da Divindade, a naõ ser para todos; nem os Iustos
Era a Madre Elena, em suas oraçoens naõ sò valedora das suas Religiosas em particular, mas geralmente de toda a pessoa, que para com Deos lhe rogaua sua intercessaõ; sendo muytas de toda a esfera as que para isso a buscavaõ; e assim como a seu fauor se naõ limitaua sò à capacidade desta vida; da outra teue nos aparecimentos naõ sò das suas freiras, mas de varias pessoas a que Deos permitia buscacem os seus merecimentos contra a justiça.
A Raynha
Vio à ilharga da sua cama pouco depois de seu falecimento, e perguntando-lhe se queria sufragios, lhe respondeo, que sim; e com o seu avizo se lhe mandaraõ fazer muytos.
Da morte desta Senhora teue a veneravel Madre mysteriosos sinaes, por que sendo leuada a palacio por
A pouco tempo deste successo a perdeo, e jà quando a Madre Elena voltou das Caldas, a achou mortal com sua antecessora a Raynha Franceza.
Teue tambem depois de sua morte hum misterioso sonho, ou vizaõ, em que se lhe queixaua do pouco que era lembrada neste Convento para as oraçoens, e fallando de sy, dizia: Jà se acabaraõ as soberanias, e as Magestades; poucas saudades teria este predistinado espirito de taes grandezas, pois quem toca na raya da outra vida, logo conhecem serem sò fumo as grandezas desta.
Achou Job mais perto este desengano, quando explica a vida do homem pella flor que murcha, pella sombra que foge.
Em muytas noites continuadas, no breue tempo em que tomaua o precizo descanço, a espertavaõ, puchandolhe pella coifa, sem ver quem fosse, athe que dando conta disto ao seu confessor, lhe mandou perguntasse quem era a que a espertua, e o que lhe queria; assim o fes na primeira occaziaõ, dandoselhe a conhecer
A
Vio logo que falleceo, e perguntandolhe o como se achara, respondeo: Tiue muyto grande salvaçaõ; ainda a este convento naõ hauia chegado a noticia da sua morte, que vindo de menhaã, verificou a revelaçaõ da serva de Deos.
A
A hum menino filho de sua sobrinha a Marquesa de Anjeja, que em mezes de nacido, passou à fortuna de glorioso, vio logo que acabou, hauia sido sua madrinha, e perguntandolhe quem era, respondeo, sou vossa afilhado.
A
A Madre Elena que conheceo a necessidade que aquella alma tinha de oraçoens rogou por ella,
A Diogo de Pina, homem singular no officio de embrexador, e mais apurado nos esmeros de sua alma que nas obras de suas mãos, pois a adornou, nas
Hauia sido grande devoto da Madre Elena, e ella o amaua pella bondade que nelle conhecia.
Faleceo este servo de Deos retirado athe do seu proprio officio, que o deixou assim como
Recolheuse ao Hospital da Ordem Terceyra, adonde servio de Enfermeyro, e aqui o chamou Deos para a coroa que lhe tinhaõ grangeado suas virtudes.
Foy varaõ de muyta oraçaõ, muyta mortificaçaõ, e penitencia, e taõ fiel em sua pudicia, que por ordem de seu confessor levou palma em seu esquife.
Naõ ha segredo guardado de quem se ama, por que deixar o segredo para mim, e o amor para outrem, he dar o coraçaõ partido, e naõ he amante quem naõ dà o coraçaõ inteyro; assim o conheceo Dalida, quando instou com Samsaõ, e elle por naõ desacreditar o seu amor, arriscou a sua vida; teue valor para vencer Gigantes, para domar cidades, para destruir exercitos, mas em
Estaua
Com Francisco de Essa Thenente da Torre de Bellem, teue hum mysterioso sonho; pouco tempo antes da sua morte, o vio em hum campo muyto fermoso e dilatado, cujas ervas e flores tinhaõ escritas nas folhas, Misericordia.
Era este Thenente homem de muytos exercícios espirituaes, e da vizaõ inferio a veneravel Madre o chamaua Deos com misericordia para a salvaçaõ de
Na noite em que falleceo, ouvio, a Madre na sua capella adonde se recolhia, hum sentido pranto, como de mulheres; tinha mulher e parentas que o chorassem;
Como he isso, respondeo a Madre, se a tal hora entrou aqui
Sendo ainda vivo ElRey
A hum fidalgo a quem mataraõ outros em certa pendencia, tinha visto antes de saber-se o successo, ajoelhado com as mãos erguidas, como que pedia a Deos misericordia.
A
Annos hauia que tinha visto vir de fora hum enterro a buscar nos nossos claustros sepultura, quando
Estando em o seu retiro, escreueo delle a
As mortificaçoens com que a Madre Elena estragou o estomago, lho reduziras a tanta debillidade, que todas as menhaãs lhe era precizo
Encomendaua a Deos com muyta particularidade a jornada do Marquez das Minas para este Reyno, quando para elle vinha de gouernar a Bahia, e falandolhe a Marqueza sua mulher neste cuydado, lhe respondeo: O Marquez vem, mas vosso filho naõ o vejo.
A morte do Conde de Prado
Muytas pessoas vio na doença da morte, e com outras se achou neste ultimo transe, sendo leuada em lo espirito, ou em sonhos, como ella dizia, à caza donde assistias; como foy ao Conde de Figueiró
Poucas foraõ as Religiosas, que em seu tempo acabaraõ, sem que de sua morte tiuesse antes sobrenatural noticia.
A
Ao Correo mor vio tambem em
Preuio em muytas occazioens muytos suecessos futuros, a quem se valia de suas oraçoens.
Finalmente a noiva foy para a quella caza, e o trabalho que nella deu, verificou o que a Madre Elena hauia profetizado.
Estando ajustada a cazar a Senhora Infante
A
Empenhada em os creditos de hum auzente, orava por elle, e assim que o encomendaua a Deos, lhe daua
Quando a Senhora Raynha da Graã Bretanha
Dahi a poucos dias vieraõ as nouas de Inglaterra, que insinuavaõ o perigo em que estiuera a Raynha; com que entendemos serem aquellas voses, as de seus inimigos, que contra a sua vida faziaõ muytas juntas.
Naõ foraõ sò estes os cazos, em que a esta serva de Deos se lhe revelaras os suecessos presentes, e os futuros, mas huns se esconderas à nossa noticia, ficando sò na das pessoas a quem tocavaõ, outros passaraõ da nossa lembrança, sem que na culpa da memoria nos escuze a innocencia da vontade.
A inda que em materia diferente, relatarei aqui o que me refferio
Quem o ler, ficarà conforme o seu conceito, por que em materias que naõ saõ de fee, se obriga a Deos a piedade, naõ o aggraua a duvida, quando a
Esta boa mulher, que bem merece este nome, me Segurou e disse, como achando-se em hum rallo fallando ao Padre Domingos Frances, varaõ, que a Villa de Torres Vedras fes berço de seu nacimento e theatro de suas virtudes, e ali viveo e acabou com opiniaõ de Santo, sendo veneravel a sua memoria; entrara no rallo a buscar o dito Padre a Madre Elena, e querendo a criada despedirse respectiva, lhe dissera, deixaivos ficar que de vòs naõ fasso embaraço; retirouse a mulher para hum canto do rallo, a donde os dous amantes de Deos, se inflamaraõ tanto na pratica do seu amor, que mal dissimulado o fervor reverberaua no rostro os effeytos; e reparando a criada na Madre Elena, aquem via sò de
Este foy o excesso possivel, ao amor da serva de Deos, por quem passariaõ muytos effeytos semelhantes, que ficariaõ ignotos, por naõ serem advertidos.
Nos últimos seis ou sete annos da sua vida padeceo hum cruel fastio, [palavra ilegível] (Sic) tempos hums fortíssimos desmayos a que os medicos naõ davaõ remedio e lhe chamavaõ deliquios do amor Divino; alguas vezes se cobria de hũas como queimaduras, que atribuiaõ à mesma cauza; todos estes annos esteue entrevada, e a levavaõ à missa em huma cadeira; em dia de nossa Senhora da Conceição lhe deo huma grande febre, e ao mesmo tempo muyta debilidade e da mesma sorte continuou athe o dia em que faleceo sem mais remedios, porque os outros // se julgavaõ inuteis; o anno antecedente à sua morte disse a hũa freyra, que duvidava encarregarse de ser enfermeyra por temer que ella morresse em o seo tempo, e sem comunicar com ninguém o seo pensamento a Madre Elena a chamou, e lhe disse que aceitasse o officio, porque ella naõ morria naquelle anno; o que o tempo vereficou; faleceo em vinte e oito de Janeyro de mil setecentos e vinte e hum pellas seis horas da madrugada, ficando flexivel e muyto còrada, e assim se conservou os tres dias, que esteve por sepultar, antes de se abrir a portaria, nem se dobrarem o sinos, logo que ella espirou começou a concorrer grande multidaõ do povo, que batendo na porta da igreja, e gritando que abrissem que queriaõ ver a sancta, e como ainda se naõ tinha dado para fora esta noticia // se conhecia que só Deos era o Autor daquella aclamaçaõ: e foi esta circunstancia hũa das que mais qualificaraõ a sua virtude, de que ja estarà gozando o premio na Bemaventurança.
Muyto melhor se conhece o prefeyto na puntualidade com que acode ao que deue; que no fervor com que assiste ao que ama.
Acodir à obrigaçaõ he divida, assistir à devoçaõ, interesse; e melhor he a satisfaçaõ, que o logro; quando hum deixa o seu officio por orar, naõ ora, erra; e quando deixa o coro pella obediencia, acerta e ora, por que aquelle exercicio que o chama, he
Bem sabem estas que em toda a parte se pode leuantar altar no coraçaõ; mas querem a Deos à sua vontade, e naõ à sua profissaõ, e cuydaõ ser distayçaõ, o que he merecimento.
A Madre Elena que em tudo trazia nos olhos a mayor perfeyçaõ, era puntualissima na obrigaçaõ dos officios, sendo nelles activa como Marta, quando na oração mimosa, como Maria; e como a tudo levava sempre a presença de Deos, assim oraua, quando servia, como quando oraua.
No officio de Mestra de Novissas foy vigilantissima com as suas, sendo todo o seu intento o encaminhalas à mayor perfeiçaõ. Nos mais officios interiores deu igual satisfaçaõ do seu cuydado; nos publicos, como Porta, e Roda, do seu zello; finalmente, como grande em tudo, para tudo foy.
Sendo Porteyra vio em
Perguntou lhe o Diuino ortellaõ, se queria aquellas flores; respondeu-lhe que o que queria era o seu retrato; e nisto se despedio, ou do sonho, ou da vizão, mas naõ da saudade, que lhe ficou do objeto, que nella vio, cuja belleza lhe roubaua as potencias, sem que o entendimento se desdenhasse de hir nesta preza, por que conheceo superior, o que a rendia amante.
Nestes santos discursos se achaua a Elena fervorosa, quando ao seguinte dia, fallando a certa pessoa que a communicaua, lhe disse esta, como em caza do Pintor Feliciano, vira hum retrato de Jesus tirado do que se conserua em Roma que pintou
Naõ cabia o coroçaõ da serva de Deos na esfera do peito de alvorossado, ouvindo tal noticia, e vendo nella quasi despachada a petiçaõ, que ao ortellaõ hauia feyto, mandou logo a caza do Pintor, copiar o retrato, e este conservou toda a vida na maior veneraçaõ.
Com esta galantaria satisfes Deos os seus dezejos, que como amante naõ deixaua passar lance, sem fineza.
Esta foy a origem do ortellaõ da Madre Elena, taõ pedido das Senhoras nos trabalhos, taõ dezejado de todos nos seus apertos, veneravel muytas vezes, assim pello original que repreentaua, como pello modo com que se introduzio.
Pintura que tendo as sombras na terra, teue as luzes no Ceo.
Naõ ha mayor pezo que o da caza de Deos, ainda que hum convento seja pequeno, ha de mister grande talento para os seus cuydados.
No temporal saõ as creaturas acredoras às suas conveniencias; no espiritual he Deos acredor ao seu respeyto, e quem gouerna ha de contemporisar com o Ceo, no ciume de Deos, e ha de contemporisar com a terra no preciso das creaturas.
Tomado pello temporal, he pezo graue, pello espiritual, pezo grauissimo.
O Filho de Deos se queixa delle pella boca de David; os ciumes da tua caza me comeraõ.
A Madre Elena que no zello desta caza imitou a Deos, sempre olhou o seu gouerno como temor, nunca como espectativa; mas como este Senhor a tinha destinado para Prelada, e Prelada perfeyta, quiz annunciala com vatecinios, que às cousas grandes sempre precedem.
Muytos annos antes do da sua elleyçaõ a mandou a Abbadeça, que entaõ era, pedisse a Deos lhe desse a entender se hauia neste convento
No mais fervoroso desta deprecaçaõ, vio, que dos braços de Nossa Senhora da Piedade, que he a que està no Cruzeyro, por orago da casa, descia o Christo e animado lhe metia na maõ
A qual revelaçaõ se veyo a verificar, quando sendo Abbadeça cortou pella relaxaçaõ que os tempos hauiaõ introduzido em habitos
Sendo Vigaria da caza tambem annos antes da sua Prelazia, fazendo-se no oitavario do Nosso Padre
Sonhou tambem em preludio da mesma Prellazia, como se via em a caza da Abbadeças, entre muytas, que ou hauiaõ em seu tempo, outras que por mais antigas naõ conheceo, mas deuselhe a entender haviaõ sido; chegaraõ todas a ella festiuas, abraçaraõ-na carinhosas, e lhe disseraõ, vos haueis de reformar este convento.
Naõ me consta de mais circunstancias neste sonho, ou nesta revelaçaõ, que se vio succedida no seu trienio.
O dia da sua elleyçaõ vio tambem em espirito achando-se elleyta, e que a procissaõ de graças naõ passava do coro, nomeava-se aly o Arcebispo de Lisboa
Este foy o sonho, que julgo revelaçaõ, como verificou o successo futuro, por que na occaziaõ em que a ellegeraõ estaua taõ mal convalecida de
O Senhor Arcebispo, que ali ouvio nomear, lhe fes grandes socorros no seu trieneo, como predisse a bolça com que se achou, ficando a illustrada Madre profeta dos seus proprios successos,
Faltavalhe à Madre Elena o mostrar que assim como soube ser perfeyta Religiosa, sabia ser perfeita Prellada, e aquellas virtudes que athe li eraõ os reparos de sua alma quando freyra, fossem os augmentos da caza de Deos, quando Abbadeça.
Espiraua o gouerno de sua successora, que foy a Madre Maria da Annunciaçaõ, e era a que tinha o mayor partido nos votos, pello qual estaua a elleyçaõ na sua maõ; porem ainda que em muyto boa amisade com a Madre Elena, naõ tinha intento de ser nesta elleyçaõ sua.
Recolhendose
Hauia passado desta vida alguns annos antes; esta, entre outras
cousas, que disse a sua irmaã, foy
A Madre Annunciaçaõ como boa Religiosa que era, resolveo logo obedecer aos preceytos da outra vida, sem fazer mençaõ dos dissabores desta.
Foy logo buscar a Madre Elena a quem contou o successo, e offereceo os votos; e ella que
e por se valer do que podia, se previnio de
Sahio elleyta por todos os votos, fazendoselhe no coro a procissaõ de graças, como hauia previsto por se achar ainda mal convalecida de
Ou a falta de estamenhas que haueria em algum tempo, ou a coriosidade molheril, que he em todos, tinha introduzido em este convento para os habitos em lugar da estamenha, o emprealete; era a relaxaçaõ muyto antiga, assim se achaua com mais brios para a resistência, e mais pretextos para a desculpa no mesmo abuzo.
Estavaõ os veos passando a ser de tafetà, ainda que em
Sentia a Madre Elena em quanto freyra particular o ver neste uzo taõ desmentida a premitiva perfeyçaõ, doendo-se de lhe naõ ser possivel tornala ao primeiro ser.
Assim logo que se vio Abbadeça, foy o seu primeyro cuydado emmendar esta relaxaçaõ, que por ter lançado grandes raizes mostraua ao arrancar muytas difficuldades.
Venceo todas, que quem tem a Deos nada lhe he impossivel.
Sobjeitaraõ-se as Religiosas, jà à sua persuaçaõ, jà ao seu imperio, que animos nobres, fazem mais apreço do rendimento, que da vontade; às que naõ contradiziaõ estimaua a sobjeiçaõ, as que se escuzavaõ por naõ terem com que comprar os habitos,
Jà que vio todas redusidas à sua obrigaçaõ, e vistidas às suas leys, lhes deu à sua custa hum jantar muy regalado, querendo ter mimosas aquellas, a quem se confessaua obrigada; assim continuou em cortar por tudo, que fosse desagrado de Deos, sem que evitasse às Religiosas os seus divertimentos licitos, antes as persuadia a semelhantes recreaçoens, entendendo como discreta, que os desafogos do espirito, servem de conservar sem fastio, os exercicios da virtude, que adonde se dilata o animo, toma mais forças para os seus progressos a alma, e na mesma que padesse o Reyno do Ceo, a intermissaõ na violência, respira com novos alentos, para o combate.
Em muytas occasiões advirtio Deos à Madre Elena interiormente o que convinha à sua honra, e assim emendaua com a illustraçaõ o que lhe faltaua na noticia; pagandolhe Deos avizando-a, o zello que mostraua servindo-o.
Conseguida a dezejada reforma a custo de muyta oraçaõ, muyta deligencia, muyto disvelo, que este he o cabedal com que os servos de Deos compraõ a sua gloria.
Tornou a ver em espirito as Prelladas defuntas, que lhe vinhaõ dar graças pella reforma, que antes lhe haviaõ profetizado, muyto agradecidas ao seu zello, e muyto alegres do seu vencimento.
Tanto estimaõ as mortas as melhoras das vivas, e tanto
Gouernou a nossa Elena o seu Mosteyro com muyta fortuna para o temporal, para o espiritual com muyta vigilancia, para as freiras com muyta satisfaçaõ; e podemos inferir que para Deos com muyto merecimento.
Assim passados seis annos, sobre o seu trienio, a tornaraõ a elleger por Prellada, previnindo-a primeyro o Veneravel Padre
Chea de annos e achaques se achava ella a este tempo, mas como tinha experiencia
Chegou esta, tornou a occupar a cadeyra, em cujo trienio repetio o bom regimen do seu gouerno, e nos deixou o mesmo exemplo do seu espirito.
Na primeira ves que a fizeraõ Abbadeça, ouvio ao poremlhe a capa: Esta; e outra; e outra.
A segunda vimos quando a tornaraõ a elleger; da terceyra se podia entender, quando pella desuniaõ dos votos, ficou ao tempo que hauia espirado o seu trienio, a elleyçaõ suspença por oito dias; e o Prellado a deixou por Presidente em quanto naõ tinha successora.
Com que tres vezes foy nomeada por Prelada, que as vozes do ceo naõ erraõ os vaticinios na terra.
Sempre o odio do Demonio anda em competencia com o amor de Deos.
Este todo seu empenho he exaltar;
Com o ciume que concebeo do homem desde a formaçaõ de Anjo o ha de perseguir sempre na presistencia de Demonio.
Quanto o vè mais fauorecido entaõ se descobre mais irritado,
Assim a Madre Elena, sendo de Deos taõ mimosa, forçosamente hauia de ser do Demonio perseguida nas occazioens em que o seu zello em
Muytas vezes a naõ deixaua tomar descanço, e em
Temerosa desistio do intento, e voltou ao dormitorio a pedir a
De semelhantes transformaçoens, se
Queixou-se à que a hospedara, respondeulhe estar a cesta vazia, e naõ hauer na sua cella semelhante praga.
Examino-a, e achou ser assim; deixou o dormitorio, e baixou ao coro a passar nelle o que restava da noite; ao entrar, lhe deraõ
Quando jà os achaques a obrigauaõ a fazer cama, lhe escondia os vestidos, de sorte que quando os buscava para vestir-se, os naõ achaua.
Em o tempo que os cheiros lhe faziaõ grande dano, queixa que lhe ficou de
Em
He muyto antigo no Demonio o querem embaraçar os passos que se daõ para Deos; mas nesta occaziaõ quando intentou impedillos no estorvo, os fes adiantar no merecimento.
Ordinariamente os successos em que hauia de padecer ou mortificaçaõ, ou trabalho, lhe vaticinava com algum sinal este enfernal espirito, naõ para a prevenir, mas para a amedrentar.
Em certa occaziaõ vio andar ao redor das varandas
Achando-se
O effeito foy o acharse a Madre com o habito todo immumdo, sem que se pudesse por culpa ao lugar por que estaua asseado; a esta mortificaçaõ se lhe seguio
Em
Falecendo outra criada da communidade ao tempo que servia a Veneravel Madre e às que tinha por sua conta, se achaua pezarosa pella que perdera, e dezejosa de achar outra que suprisse a sua falta; quando andaua nesta deligencia, o demonio, que todas as suas conjeturaua, lhe apareceo na forma de hum criado de caza, que trazia sua mulher, offerecendo-se para servilla, com demonstraçoes de grande zombaria; finalmente naõ perdia occaziaõ de perseguilla ou jà com as palauras, ou jà com as obras, e contra as das suas maõs se valia de
Em outra ocaziaõ lhe entrou pella grade em traje de maroto, tangendo
Daquella regiaõ do pranto sahia a dar musica, quem acompanhaua o seu lamento, sendo o instrumento a sua ira; o toque, a sua enveja.
Là fingiraõ os Poetas que baixara Orpheo ao abismo, a dar musica a quem amaua, e cà nos mostra o succedido, que sahira Lusbel do Inferno, a dalla a quem aborrecia, mas como os affectos do odio saõ diferentes dos do amor, Orpheo suspendendo as furias com a dossura da melodia liurou a Euridice; e o demonio irritando os humores com o horror da voz adoeceu a Elena; naõ foy sò em esta occaziaõ seu musico.
Em outra se achou a virtuosa Madre com
A Madre Elena que estaua acompanhada daquella criada de quem assima falley; tudo era dizerlhe, naõ acordes Mariana, ao que elle dizia com grande zombaria; e a mim que me dà de Mariana.
Confesso que a ouvirlhe contar este successo me ria, vendo-a taõ respectiva com a criada, que athe o demonio pedia attençoens para ella; durou a musica grande espasso, e advertindo a ouvinte ao outro dia, que a causa daquella demonstraçaõ, seria o mudar de cama, sem primeiro pedir licença ao seu Director, lhe escreueo pedindolha para quanto a enfermidade o demandasse; com a sua permissaõ repetio a seguinte noite o mesmo commodo, e teue a mesma visita, porem com differença, por que aquelle que primeiro vinha a festejar aquella acçaõ que medindo-se pella necessidade, se naõ medio pella obediência, agora que se unio esta virtude
Logo o demonio achou motiuo para o seu festejo, como no contrario fes demonstraçaõ do seu pezar; contar os muytos que deu à Madre Elena com as suas perseguiçoens, será fazer muito volume e pouca differença, do que referio se
Sem a luz da oraçaõ naõ ha acertar o caminho da virtude, por que ella he o fio de ouro, que guia a alma em os seus laberintos;
Assim a praticou na sua vida a Madre Elena, cujo exercicio na presença de Deos foy taõ continuo, que lhe ouviamos dizer, as que a tratavamos com mais familiaridade, serlhe mais difficultoso retirar o pençamento de Deos, que o presistillo nelle; hauia occasiões em que dos excessos do espirito desfalecia o corpo; e eralhe nestas forsozo divertir o que amaua, por conservar o que vivia; e daqui falaua.
Os fauores que logrou de Deos na oraçaõ foraõ muytos, como se pode inferir, do que desta relaçaõ deixo escrito, e do altissimo grao a que subio.
Porem a ommissaõ dos seus confessores nos deixaraõ este thesouro taõ fechado, que o mais ficou sò para elles, e como à serva de Deos sobreviveo a todos os seus Directores, naõ pudemos descobrir dos seus segredos, mais que os que a sua singeleza fiou da nossa confiança, permitindo Deos nella esta facilidade para que de todo naõ ficassemos faltos de taõ preciosas noticias.
Como hey dito, foy nella a presença de Deos taõ habituada, que o largo discurso de sua vida se podia regular por hum só acto de oraçaõ, naõ obstante tinha para esta muytas horas deputadas, em que logrou excessos taõ subidos, que chegou a confessar a
A este sacratissimo lugar nomeaua pella metaphora de Cazinha do Amor, à qual fazia muytas vezes que intitulaua desafogo da alma, em que se naõ descobria os Primores da Poezia, mostraua os de outra sciencia, mais alta, adonde, o que mais ama, he o que melhor discurça; ignorada dos Homeros da terra, e sò sabida dos amantes do Ceo.
A todos os seus devotos convidaua a que entrassem nesta cazinha, ou Adega do Amor, que de
Estando em su fervora oraçaõ, se via em
O Senhor a chamou tres vezes, Elena, Elena, Elena, e nesta amorosa suspençaõ se ficou.
O que passou nella, sò ella o poderia dizer, mas nem ella poderia.
Dahi a alguns annos se lhe repitio a vizaõ na mesma forma mas com a differença de que se na primeyra ves naõ entrou no Lado, nesta segunda se lhe permitio este subidissimo favor; bebendo nas correntes
Tam mimosa do Senhor foy esta sua serva, que lhe fiou o Lado quando Christo, e lhe communicou os seus segredos sempre Deos, com que lhe podemos dar o titulo de amada, ao depois dos merecimentos de amante.
Sempre nas mayores festas do anno, a elevava Deos a mais altos fauores; nestas occazioens chegou a confessar, naõ receber sò toque, mas ferida, deixando-a estes excessos taõ inflamada, que lhe naõ era possível occultar nos ceyos do coraçaõ, os segredos do amor.
Em certo tempo, em que parece pagaua em trabalhos, quanto em outros lograua em fauores.
Vio em seus mysteriosos sonhos as varandas do claustro adornadas em suas cappellas de hum ouro taõ resplandecente, que dizia naõ hauer na terra cousa a que o comparasse; pouco encarecimento a ser do Ceo.
Deste se communicavaõ huns resplendores, cuja luz encheo de tanta suavidade a Aguia que a bebia, que clamou, e disse: Ditozos trabalhos que tem tal premio, e perguntando a quem deuia tanto bem, lhe responderaõ: A graça da gloria.
Na tarde do mesmo dia em que na menhaã hauia tido esta vizaõ, quando os effeitos della a puzeraõ taõ enardecida, como dezejosa de conhecer a graça a quem deuia tantas, lhe mandarão hum registro de Nossa Senhora, cujo Letreyro se daua a titulo de Graça da Gloria.
Os acazos desta Serva de Deos sempre trouxeraõ a prontidaõ de mysterios, guiava a Providencia as acçoens humanas pellos impulsos Diuinos, e assim ficaua dissimulado no cazual, o mysterioso.
Chea de jubilo a deixou o registro pellas antecedencias, prezumindo, e com rezaõ, de ver â intercessaõ da May todos os fauores com que a sublimaua o Filho.
Que esta Praça Diuina assim como alumea aos peccadores,
Em tempo que ainda a Madre Elena Estaua pouco adiantada nos annos, mas ja muyto crecida nas virtudes,
Quem duvida que destes roubos, padeceria a Madre, muytos, que Deos he taõ liberal de seus fauores, que os faz repitidos a quem sabe merecerlhos.
Porem dos excessos de sua oraçaõ naõ tenho mais noticias, que as que aqui aponto, de donde se pode inferir o alto gráo a que chegou esta Aguia amante, que muytas vezes beberia na Luz do melhor sol, os segredos da Diuindade.
E se estes se communiçaõ a quem ama firme, a quem zella constante, a quem serve fiel, a quem padesse mortificada, a quem vence valerosa; esta mulher forte que de todas estas addiçoens esmerou os primores, leuaria por premio de seus trabalhos o provar muytas vezes na terra das delicias que a esperavaõ no Ceo.
Naõ ha mayor proua da virtude, que o saber conservala sem invençaõ; estranharme de tudo, que naõ for como eu, leua muytos ressabios de soberba na
Estaua aquelle espirito taõ habituado em Deos que nem o distrahiaõ as differencas, nem o interrompiaõ as casualidades.
Era de hum genio muy lizo e sem simpreza, muy aprasivel sem afagos, muy coverçavel sem demasia.
Teue hum entendimento muyto claro,
Foy muy inclinada à liçaõ dos Livros, de cujos exemplos tiraua as imitaçoens em que se asemelhou a muytos santos.
Na frase destes tinha tambem voto, que sabia estimar os melhores authores para a preferencia; e finalmente em tudo o bom entendia o que era melhor.
Em sahindo de nouo algum liuro sendo espiritual o compraua sem reparo no custo, e ainda em mayores dispendios foy o seu coraçaõ taõ grande, que tanto apresso fazia do ouro, como do cobre.
Era muyto do seu genio o campo, e como tal inclinadissima aos Santos do Ermo; assim foy a Santuario da sua Ermida, hum monte em que collocou os de mayor nome.
Teue grandissimos dezejos da solidaõ, e de imitar nella aos antigos Annacoretas; anhelaua o verse em hum Ermo, parecendolhe que ali teria mais de Deos, adonde achasse menos das creaturas, e que os excessos do seu espirito se dilataria nos desafogos do campo, sem nota que os reprimisse, nem occupaçaõ que os embaraçasse.
Nestes pensamentos se achou por sonho em hum ermo, com grande satisfaçaõ de verse em lugar taõ dezejado; e quando daua graças a Deos, por lhe mostrar o cumprimento de seus dezejos via vir contra sy dous
Tornou do sonho, cuja essencia a deixou advirtida, em que naõ sabia o que dezejava, e que sem as paredes da clausura, sem o cordaõ da obediencia, naõ ha retiro seguro, nem paramo fiel; e que os Santos Heremitas o foraõ por particular inspiraçaõ de Deos que os guardou com as armas da Providencia, nos desamparos da solidaõ, adonde houve tantos Leoens domesticos, e ficaraõ tantas flores incognitas.
Era o genio da Madre Elena muy efficaz, e resoluta no que intentaua do serviço de Deos, sem a intimidarem obstaculos, nem a despersuadirem difficuldades, assim que em muytas occazioens conseguia forte o que imprendeo fiel; parecendo hum Elias abrazado no zello de Deos, quando tornara pello mayor bem da Religiaõ, e nos intentos em que a temia descahida, sahia a encontralos taõ vehemente, que o fogo do espirito acendia em ardentescores ao rostro, sem que nestas materias a achasse timida o respeito da mayoria, nem particular o da amizade.
Com este zello sustentou columna forte o seu Convento em observancia.
Com esta conversaçaõ attrahio a sy muytas vontades; com este genio se fes capaz de adquirir muytas virtudes, as quaes lhe deraõ na terra estimaçaõ de Santa, e lhe haveraõ dado no Ceo a gloria de Bem-aventurada como piamente podemos crer.
A Festa do Amor Diuino instituhida por esta serva de Deos que a buscou como amante para ser pregoeyra
Lendo a Madre Elena a Vida da Serva de Deos Maria de Vilani, illustrissima gloria de Napoles, e achando nella, como esta grande Santa, por inspiraçaõ e ordem Divina, hauia instituido nesta Cidade, Patria sua a festa, e Irmandade do Amor Diuino, ficou com ardentes dezejos de trazer a Portugal esta rara celebridade, festejando-a em a Igreja do seu Convento, para cujo intento mandou pedir a Napoles a forma da dita Irmandade e festa,o que se lhe naõ concedeo, querendo os Napolitanos nesta gloria, mais a singularidade, que a extençaõ.
Mas como em dezejos vivos, naõ ha deligencias mortas, continuou a devota Religiosa nas suas, e nestas presistio catorse annos, que como esta posse era mais fermosa que Raquel, dobrou por ella os annos de Jacob, entendendo, e bem que tudo consegue o amor, e alcança a fee.
Vencido tanto tempo de sua preseuerança, e achando-se
Desatando-se este sagrado ignima, quando desocupando-se a mesma capella para o simulacro do Amor Diuino, que he a em que hoje assiste, se mandou o Menino para o Convento da Luz, adonde hoje se venera com devoto culto, e affectuosa devoçaõ; e na Esperança deixou Deos lugar para Deos, preferindo o seu Amor à sua Pessoa.
Deixou
Passados alguns dias achando-se em o coro, seria pedindo a Deos o cumprimento de seus dezejos, na suspirada posse
Abran las puertas
Al Amor Divino.
Este era o motete, cuja melodia se fes da Igreja Ceo, dos ouvidos gloria, da Esperança posse; sendo aquelle em Diosado Muzico, o que ganhou as alvissaras à deuosa do Amor, que banhada em gozo na celestial vizaõ, leo nella da sua pertençaõ o logro; assim gritou por
Naõ ouvistes a Muzica!
Porem como esta sò se participou aos seus ouvidos, naõ chegou aos das companheyras, às quaes relatou tudo o que ouvira, que de tudo estavaõ alheas.
Cousas taõ grandes, entres muytas sò se participam a
Vendo-se possuidora deste Thezouro mais precioso, que quantos desentranha a terra, fes excessos de alegria, e previnio a festa para o dia da Natividade da Senhora, parecendo-lhe que poder celebrala bastaua o breue
Chegou à noticia desta o reparo que se fizera na celebridade desta festa sem authoridade Pontificia, pois se naõ estendia a Portugal a graça, que se limitaua sò a Napoles, nem para a faculdade, nem para as indulgencias; assustada, e entrestecida deixou esta noticia a Religiosa, porem continuando seu ardente zello no vencimento das dificuldades, reccorreo à Magestade da Raynha
Pareceo
Muyto sentio a deuota do Amor esta repulsa, naõ sabendo de quem valerse, quando o patrocinio Real lhe naõ bastaua.
Tendo hum dia occaziaõ de fallar ao Duque do Cadaval lhe communicou o seu disgosto, e perguntoulhe se na Corte de Roma tinha pessoa sua fauorecida do Pontifice, por que muytas vezes vencia mais a valia, que a Magestade, por que esta pedia de
Assim succedeo, por que lembrando-se o Duque de
Era esta Senhora muyto bem ao Pontifice, e ou por lizongear ao Duque ou por impulso Diuino, seria por tudo.
Tomou com todo o callor o negocio, foi se logo aos pés do Pontifice elle disse, se naõ leuantaria delles, sem que lhe concedesse
Chegou o amplissimo Breue a Lisboa enchendo de alegria a este Convento da Esperança, adonde a devota Religiosa a impresou à sua com excessos.
Publicouse a graça, celebrouse a seu tempo a festa, entrando na Irmandade por Juises os Reys com a mayor parte da nobreza.
Vencidos alguns annos passou esta festiuidade a Triduo, como hoje se conserva ainda, sendo a liberal maõ, e affectuosa devoçaõ do Marquez das Minas muyta parte na conservaçaõ desta grandeza, o qual para coroar esta devoçaõ e prepetuar nella a sua memoria deu à Imagem do Amor, Arco, e setta de ouro cubertos de pedraria, cujo custo chegou a perto de cinco mil crusados.
Tambem lhe mandou fazer coroa do mesmo metal, adornada das mesmas preciosas pedras, entre as quaes se vem
Assim ficou o Amor adornado de sua firmeza nos diamantes, de seus incendios nos rubins, de sua gloria nas safiras, de suas promessas nas esmeraldas; ainda que tudo fica significatiuo grosseyro para o seu valor; mas desculpeme o Evangelista, que para explicar o ceo, se valeo do melhor da terra.
Este foy o principio da festa do Amor Diuino no
Quem duvida ser Nossa Senhora May Santissima a que bateu às portas da Esperança com esta posse.
Conte Portugal entre todas as suas glorias, por mayor, esta; pois se as outras lhe foraõ dadas na grandeza por seus Reys, nas conquistas por seus cappitaes, na abundancia por seu terreno, no regalo por seu mar, na defença por sua Barra; esta que abre os Thesouros do Ceo, com a chaue do Amor, lhe foy dada pella May do mesmo Deos.
Lamentouse Troya por
Naõ permitio Deos fosse
Chegando a noticia desta serva de Deos, o talento e virtude do Padre Francisco da Cruz, varaõ em tudo grande, que na assistencia dos Palacios se portou como Religioso, e nas obrigaçoes claustro, como Santo; nesta Corte oraculo de muytos, e venerado de todos.
Chegando pois a noticia, que o que estudara nas Aulas, illuminara nas virtudes, dezejosa de consultalo, principalmente
Foy este digno Padre, Irmaõ da Veneravel Maria do Lado, cujas virtudes a fizeraõ nos lances da sua vida imitadora dos mayores santos, em veneraçaõ deste conhecimento, se reduziraõ as cazinhas, se destinaraõ as cazinhas, que hauiaõ sido seu berço, a serem sua palma, reduzidas a hum domicilio de Recolhidas para passarem a convento de Religiosas; esperando o Padre Cruz neste intento os fauores do tempo, que saõ prouidencias de Deos; como o que dezejamos, he o que mais facilmente cremos, se persuadia a que os mysterios daquelle excesso, se desatavaõ nesta fundaçaõ, acommodando a chaue, que cerraua o Lado, à com que esperaua cerrar a clausura, ficando o peito de Christo Ignima do Convento.
Tanto fiava o piedozo Padre dos fauores de Deos para aquelle reliquiario, a quem pertendia
Aqui declarou à Madre Helena ser Irmaõ
Logo que o Padre Cruz fallou com a Madre Helena, e tocou os fundos
Pedra preciosa para o edificio, mulher forte para o gouerno, pessoa illustrada para os successos, subjeito illustre para a valia.
Naõ creyo lhe declarasse nesta primeira occaziaõ o seu intento, que homens grandes naõ poem o coraçaõ na lingua sem porem os dias na consideraçaõ.
A Madre Helena naõ menos paga dos talentos que nelle descobrio, lhe deu obediencia, fazendo-o seu Director; assim se continuou esta Santa communicaçaõ, em que o virtuozo Padre commersiaua com os dictames, e a serva de Deos com os exemplos.
Deulhe a saber o seu pençamento em levala por Fundadora
Chamavaõ-na para
Tambem lhe era duro deixar nos claustros adonde se criara, companheyras, e amigas de tantos annos, e na Corte a
As prizoens do Sangue e do Amor saõ muyto hunidas ainda quando os rompe a virtude, levando mãos fortes, deixa o coraçaõ brando.
Se os Santos se obrigaraõ a ser incensiveis, furtaraõ ao merecimento, quanto poupariaõ à dor.
Deos fes os homens de carne, e naõ de pedra, nem nos sacrificios diminuio o valor de mais abertos olhos chorosos.
Naõ obstante estas duvidas, vendo-a o Padre ainda que indeterminada como prudente, resignada como santa, a foy persuadindo, ao que intentava, the que vendo-a inclinada a ser opperaria
Obedeceo pontual, e rogando incessante, alcançou ser levada em espirito ao recolhimento do Louriçal.
Vio-se em
As paredes desta humilde morada, se ornavaõ com estampas da Paixaõ, cuja colgadura, sendo de papel, as deixava taõ ricas de devoçaõ, como pobres de adorno.
Ao sahir lhe perguntaraõ os dous Religiosos, que lhe hauia parecido aquelle Lugar; tambem me pareceo pella pobreza (respondeo ella) que
Despedida a Madre Helena desta illuminatiua sombra, deu logo conta ao Padre Cruz do que se lhe hauia mostrado; conheceo elle, naõ differençaua cousa
Assim a Madre Helena, como o seu Director, se persuadiraõ a ser este successo
Rezaõ teue o virtuoso varaõ Francisco da Cruz, em lhe parecer que aquella demonstraçaõ tiraua a estes fins, mas como ainda que Deos mostra os futuros às creaturas, e estas saõ as que os lem, eraõ muytas vezes no que precebem, quando elle sempre acerta no que expoem.
Naõ foy a Madre Helena a fundadora deste Convento, mas foy a mayor parte em elle se conseguir, por que vendo desfauorecidas as deligencias do Padre Cruz, pella Raynha a Senhora
Assim que todos aquelles inimas se desataraõ nestas opperaçoens, em que ella foy
Taõ proxima esteue a sua partida para o nouo convento, que jà hauia nomeado o dia, mas Deos agradecendolhe a resoluçaõ lhe desviava o effeito, a prendeo com
Duraraõ as reliquias da enfermidade athe o tempo da elleyçaõ que se fazia neste Convento da Esperança em que sahio por Abbadeça com os mysteriosos annuncios que relatey em seu lugar; assim ficaraõ por entaõ desvanecidos os seus intentos, mas naõ as suas esperanças, que essas sustentou emquanto os annos e os achaques a naõ despersuadiraõ.
Ignoraua que Deos a queria naquella obra com o braço que a sustentasse, e naõ todo que a assistisse.
Da Veneravel Maria do Lado, teue a Madre Helena duas mysteriosas appariçoens; mandou-lhe o seu Director o Padre Cruz, pedisse à serva de Deos luz nesta materia, e ao depois de se encomendar muytos dias a esta ditoza alma, a vio revestida de
Assim que se deixou ver a Santa aparecida de sua fiel devota, lhe disse: Amiga.
E naõ proferio outra palaura; nesta cabem muytas explicaçoens.
A verdadeira amizade, he a imitaçaõ; naõ pode dizer que me ama, quem me naõ imita; contrarios no costume, e uniformes
Via a Serva de Deos a Madre Helena muyto parecida a sy nas virtudes, e logo lhe deu o nome de Amiga, sem hauer contrahido com ella outra communicaçaõ, mais que esta semelhança.
Perguntoulhe a nossa Helena, se hiria para o seu convento; aqui se surrio a Santa mulher, sem darlhe outra
reposta.
Bem podia logo desenganala como quem nas luzes de Deos estaua bebendo os seus segredos, mas parece quiz deixalla na duvida, por que naõ intibiasse no fervor com que negociaua os adiantamentos da fundaçaõ.
Estaua a planta muy tenra, e hauia mister calor para crecela.
Logo a Veneravel Madre deu conta a seu confessor, ou Director, do succedido, e pellos sinaes que lhe deu da aparecida, conheceo naõ differençar em algum, na pessoa de sua Irmaã, que segunda ves fauoreceo a sua ditoza amiga com a sua prezença.
Na occaziaõ em que celebraua a festa do Amor Diuino, e nesta lhe disse: Jà nos naõ hauemos de ver se naõ em outra festa muyto mayor que esta.
A Madre Helena se persuadio seria o dia de sua entrada em o Louriçal, mas o tempo a desenganou, e a nos nos diz a fee que temos nos seus merecimentos, ser a festa que a santa lhe predisse, a de sua entrada em o Ceo, adonde piamente podemos ter acharia o premio de seu zello, nas palmas de seu triumpho.
Saõ as honras dos soberanos o mayor perigo na humildade dos Justos; que o vento da vaidade no jardim das virtudes, naõ sò arrisca as flores, mas aballa
Està muy viciada da soberba a nossa natuersa, e tudo aquillo que a chama para a estimaçaõ, a attrahe para a complacencia.
Mais vigilancia ha de mister hum servo de Deos nos fauores dos grandes, que nas tentaçoens dos Demonios, por que estes saõ inimigos descubertos, os outros perigos de simulados, a cuja lizonja muytos dos que chegaraõ cautos, tornaraõ desvanecidos.
Naõ assim a Madre Helena a quem os fauores dos Soberanos, dando tanta materia para a prezumpçaõ, a deixaraõ sempre igual para a humildade.
O Senhor Rey
Na occaziaõ em que sahio desta corte, para a conquista da Coroa de Hespanha, a fauor do Archiduque de Austria hoje Emperador de Alemanha, e Rey dos Romanos se veyo pessoalmente a despidir da serva de Deos, e a encomendarse em suas oraçoens, de quem fiava o bom successo
Da Raynha sua May, teue taõ particulares honras, que a trataua como igual na familiaridade, e como a santa na veneraçaõ.
Muytas vezes a visitou neste Convento, adonde separada sò com ella, a communicaua muytas horas.
à Raynha Nossa Senhora, que hoje reyna, deveo a serua de Deos semelhantes honras; tanto sabe estimar aos virtuosos, quem exercita as virtudes.
As da Serva de Deos estavaõ na sua constancia taõ seguras, que nem o ar da vaidade as
Discreta gratificava com summiçoes, os fauores, que pagaua em oraçoes como agradecida, sem que estes a fizessem nas petiçoes sobejas por que sempre se portou como desenteressada, sem
Chegou o tempo em que este sol, cujos luminosos rayos, foraõ suas plecarissimas virtudes, havia de porse no ocazo da morte, para renacer na esphera da eternidade em que esta estrella com a sombra da Parca se escondeo a este emispherio para aparecer em outro Firmamento, em que esta Pheniz abrazada em melhores aromos se despedio da terra para reuiver no Ceo; sendo os preludios desta ditoza morte Largo tempo de graues achaques, e intenças dores, que ao golpe da tribullaçaõ lhe aprefeiçoaraõ a coroa do merecimento e sobre tudo os excessos de seu amor lhe apressaraõ seu ditozo fim, sendo toda a sua pratica nestes ultimos dias a festa do Amor Diuino, as antecedências que para ella tiuera, e a fortuna que nella encontrara; ainda que a pratica fosse muyto differente, ella buscaua modo de introduzir esta.
Assim chegou aos 27 de Janeyro, em que sobre os achaques que hauia muytos dias se lhe tinhaõ agitado, amanheceo taõ destituida de forças, que logo temeraõ ser chegado seu fim, por que sua grande idade, seus graues achaques, seu pouco comer em tantos tempos de fastio, e principalmente nos dias em que os fauores de Deos a faziaõ gostar das dossuras do ceo, os excessos de sua oraçaõ, adonde fortalecia o espirito, e enfraquecia o corpo; Tudo isto que estando por sua alma, estaua contra sua vida.
Prometia apagarse a qualquer nouidade, aquella luz que ja sobrenatural premanecia.
Chamados os Medicos a mandaraõ logo sacramentar, recebendo o desengano da vida, como quem
Recebido o Senhor por viatico, com aquelle fervor que sempre lhe deveo aquelle Diuino Sacramento, cumprindo muyto em seu acordo com todas as obrigaçoens deste acto, se lhe aplicaraõ alguns lentos remedios, que nestas occazioens servem mais de enganar a esperança, que de entreter a vida.
Assim passou athe as seis da tarde em que lhe deraõ o ultimo sacramento, ouvindoselhe antes, e depois muytos actos de amor.
Quem duvida que nos braços deste Diuino espirito rendeu a alma, que soltou das prizoens do corpo.
As seis da menhaã deste ditozo fim, e alegre dia para ella, quanto infausto para este Convento, pois perdeu nelle quem por tantos titulos deueo o mayor credito, e nesta consideraçaõ serà eterna a sua memoria como a dos Justos, e à nossa saudade, como a dos orphaõs; pois nesta illustrissima Madre perdemos
Ficou seu corpo flexivel, demonstraçaõ da pureza de sua alma; seu rostro entre as sombras da Parca, representaua as assistencias da vida, que dos Justos athe a morte he bem assombrada, parecia que dormia vivendo, e naõ acabando; o rostro transmutado em melhor forma, que os que naõ a conheciaõ, a julgaraõ moça.
Parece que athe o tempo respeitou o cadavere escondendo os caracteres com que se descobre por dar lugar às graças que sobresahiaõ.
Logo que o corpo se expoz no coro, acodio tanta gente à Igreja, que pareceo ser a sua morte mais adevinhada, que sabida; foy tanta a multidaõ, que huns se atropellavaõ aos outros, rogando os deixassem ver a Santa, que hauia falecido; e se a vòz do pouo he a de Deos, esta acclamaçaõ da piedade,
Em trinta horas que o corpo esteue insepulto, naõ diminuhio, antes creceo aquelle concurso, que mandando tocar nelle contas e medalhas, leuauaõ o premio de sua fè, nestas prendas.
Era a gente que acodia, de todos os sexos, e estados, que premitio Deos fosse de tantos acclamada por Santa; mayor honra, que se a acclamassem por Raynha; finalmente foy precizo porem travessas às portas da tribuna, por que o excesso naõ passassse a prejuizo; entraraõ tambem muyta Senhoras a deitarlhe aguabenta, que como esta serva de Deos havia sido oraculo desta Corte, todos dezejavaõ obsequiar morta, a que veneravaõ viva.
Estando o corpo insepulto trinta horas, se lhe naõ precebeo sinal algum de corrupçaõ, e assim o deraõ à terra, adonde as lagrimas da nossa saudade, batem na pedra de sua sepultura.
De
O Excellentissimo Senhor
Com este susto estaua toda a casa e os Excellentissimos Senhores Marquezes afflictos em grande confuzaõ.
Deraõ parte desta magua a Excellentissima Senhora Marqueza de Anjeja, a qual com viva fè comessou logo a rezar huns Padre-Nossos e Ave Marias pella alma de sua Tia e Veneravel Madre Helena da Cruz tendo piedosamente para sy, estaria no ceo para pedir a Deos a melhora de seu neto doente, e ao mesmo tempo pouco mais ou menos que a Excellentissima Senhora estaria neste exercicio nas suas cazas do chafariz da Praya, lançou o menino, que estaua doente, no bairro alto, hum pouco de sangue, quasi nada pellos narizes, e dahi a pouco tempo se levantou
A doença foy
Deponho o que vi, e digo sem affectaçaõ o que entendo, que affirmo pello juramento dos Santos Evangelhos.
Lixboa Occidental 19. de Abril de 1702 = Joaõ Nunes de Miranda.
Maria Sophia, Aya que foy da Biscondeça de Ponte de Lima, e hoje Religioza em o convento, estando ainda em o Seculo, alcançou por via de
Relatou a Marqueza de Cascaes, que disparando-se
Esta em summa he a relaçaõ das virtudes desta grande serva de Deos, em cujo rezumo vay muyto menos do que ellas foraõ; mas se por hum fructo se conhece o terreno, por
Deste pouco que aqui vay escrito para a noticia, se pode conhecer o muyto que ella foy para a realidade, e melhor a ponderarà a fè piedoza, que a penna rude.